terça-feira, 23 de julho de 2013

O que fazer na Argentina? / O que fazer em El Calafate? Conheça El Calafate / Glaciar Perito Moreno

Oiiiiiii!!!

Tudo bem com vcs?

Hoje vou contar de uma das viagem mais maravilhosas que eu fiz na minha vida.
Essa é para  a galera que gosta de frioooo, muito friooo...

Um lindo lugar que muita gente daqui do Brasil aida não conhece, pois não é muito divulgado. Fica na Patagônia Argentina. Trata-se do Glaciar Perito Moreno.

Mas o que é isso?......

Um bloco de gelo gigante e maravilhoso envolto de um lago (Lago Argetino)  incrivelmente lindo lotado de icebergs que constitui uma das paisagem mais lindas do planeta. O mais maravilhoso é admirar o espetáculo natural das quedas de gelo se desprendendo do Glaciar e caindo sobre o Lago.
Todo esse espetáculo fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares. Vcs podem passar o dia dentro desse parque curtindo toda essa surpreendente maravilha.

Agora a grande dica: onde ficar?

El Calafate (cidade que fica a aproximadamente 80 Km do Parque Nacional Los Glaciares).
Sendo portanto a cidade mais próxima para se hospedar para conhecer a mais incrível, a mais magnífico e surpreendente atração da terra: O Glaciar Perito Moreno.


Trata-se de uma cidadezinha de 5.500 habitantes, a cidade é miudinha, tem praticamente uma rua principal que constitui o centro da cidade, também gostosinha de conhecer. Mas não é propriamente a grande atração.

Saindo de Buenos Aires (não existe voo direto do Brasil até o momento), vcs irão chegar até o
Aeroporto Internacional Comandante Armando Tola - ( Comandante Armando Tola International Airport). Em El Calafate não há ônibus, todo o transporte se dá exclusivamente de carro, táxi ou vans/ perua.
Saindo do aeroporto vcs podem pegar uma van do aeroporto (acho que é a única que atua do aeroporto até a cidade) e ficar na porta do Hotel/ Pousada onde irão ficar, basta avisar ao motorista. Atenção guarde o ticket da passagem de van, pois há desconto na volta (do hotel para o aeroporto).

Eu fiquei numa pousada maravilhosa. Fui tratada muito bem pelos nativos da pousada, e além disso, orientada sobre como se vestir, como se locomover na cidade, sobre os passeios, etc. (Pois fui extremamente despreparada para a viagem). Só um detalhe não falo espanhol, nada, absolutamente nada. Mas é possível se comunicar perfeitamente em português, evite gírias e falar muito rápido, isso ajuda bastante. Recomendadíssima a pousada.
Para mais informações sobre a pousada que eu fiquei, acessar aqui:
www.interpatagonia.com/miyazatoinn ou www.welcomeargentina.com/miyazatoinn




Quando a gente sai de um país predominantemente quente como o Brasil para um lugar extremamente frio como a Patagônia Argentina, a gente não imagina como é exatamente o frio e não sabe que tipo de roupa levar ou que calçado calçar.

A primeira coisa que vc deve fazer, especialmente se vc chegar a noitinha é se informar sobre o mercado, pois costuma fechar cedo, principalmente se é domingo (só vi um mercado na cidade).
Esse mercado fica na rua principal da cidade (no centro). Abasteça com tudo que vc precisar: frutas, água, pães, etc.

Se ainda estiver aberto vá direto as agências que promovem passeios, se informe sobre os passeios para o dia seguinte (de certo vc só irá conseguir fazer os passeios no dia seguinte, pois eles levam o dia todo e começam cedo).

Passeios que eu recomendo:

Tour de minitrekking no Glaciar Perito Moreno.
Você pode fazer a reserva por esse site aqui: http://www.argentina4u.com/minitrekking-perito-moreno-p-534.html

A agência te busca no hotel/pousada que vc estiver entre umas 5/6 da manhã e depois o ônibus segue ao Parque Nacional Los Glaciares. Ainda será preciso pagar a entrada para o parque, por isso, vá preparado(a) $$$.
Leve muita roupa de frio, pois há um translado de lancha pelo Lago Argentino e costuma ventar demais durante a travessia.
Leve óculos escuro, pois no gelo fica uma claridade muito grande.
Se vcs não tiverem roupa e sapatos impermeáveis existe no centro uma lojinha que aluga roupa, vcs podem adquirir lá, não é muito caro, vale a pena. (Adquiram as roupas no dia anterior ao passeio).
Caso esteja ventando, chovendo ou nevando e vc não esteja com roupas adequadas, se prepare para sofrer muito.

Depois da travessia do Lago existe um refúgio, um lugar que vc irá guardar seus pertences e se preparar para a aventura. Após colocar os instrumentos nos pés apropriados para a caminhada no gelo, se prepare para uma hora de aventura que vc nunca viveu. Só emoção e lindas paisagens. Depois da volta ao refúgio e da travessia ao Lago, ainda há uma deslumbrante vista para o Glaciar por meio de um Mirante. Vista perfeita.

Na volta eles te deixam no hotel/ pousada.
Esse passeio certamente é o mais caro (pois só há uma empresa que realiza o passeio), porém o melhor dura aproximadamente 10 horas. E a caminhada nesta geleira tem duração de uma hora. Cansa que é uma beleza. Para os esportivos existem caminhadas de maior duração, mas particularmente, não recomendo.


Glaciar Perito Moreno e o Lago Argentino




Já na caminhada no Gelo com aparato necessário nos pés





O segundo passeio que eu recomendo para um outro dia é a ida a estação de esqui em cima de um morro/ montanha. O caminho até lá é lindo. Há algumas paradas até chegar na estação. Lá a neve é fofa e se vc não gostar de esquiar, pode ficar no alto da montanha fazendo bonecos de neve. Se vc for uma brasileira que saiba esquiar, parabéns!Mas se não for, tem todo um aparato e um instrutor para fazer vc esquiar até o fim do passeio.
 hahahhah




Antes de subir o morro onde fica a estação de esqui, fizemos essa parada nesse lindo caminho antes de começarmos a subida.



Em vez de esquiar fiquei brincando com a neve fofa. A estação de esqui está atrás de mim, dá para ver na foto. Mas estava vazia.

O terceiro passeio é a Ida ao Museu Glaciarium.
Além de uma aula de geografia completa sobre os Glaciares que existem no mundo, as mudanças de temperatura do planeta, os tipos de flocos de gelo...vc ainda pode ir no Bar de Gelo (pagamento a parte) e ficar 20 minutos sofrendo num frigorífero.  Espécie de boate com cadeiras, lareira, mesinhas, balcão, copos e outros acessórios tudo de gelo...Lá vc irá se deliciar com uma bebida de sua escolha, tremer e sentir frio até seus pés e mãos doerem...hahhaha
Veja mais aqui http://www.glaciarium.com/


Acredito que entre 3 e 4 dias vc possa sair satisfeito de El Calafate.
Se chegar cedo de algum passeio vá dar uma volta no Centro da cidade ou se deliciar nos restaurantes. Existem 2 galerias com coisas fofinhas para admirar...
O centro é 10 minutos a pé da pousada que eu fiquei.

Não morram sem visitar El Calafate.
Não morram sem ver essa beleza espetacular que é o Glaciar de Perito Moreno.


Um beijo,
e qualquer dúvida estou a disposição,

Fernanda






2 comentários:

  1. Nossa que maravilhoso, eu realmente nunca tinha ouvido falar, obrigada por compartilhar a sua experiencia extraordinária. Gostei demais do jeito que você escreve e de todas as informações que foram passadas. Para quais lugares fora do Brasil você já foi?? Estou curiosíssima!!! Desejo que seu canal cresça e muito, pois você merece. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bianca,
      tudo bem?

      Já sou rodada, no bom sentido é claro hahahah

      Fui pra Milão (Itália), Roma, Veneza, Porto (Portugal), Paris, Londres- Na Europa.
      Buenos Aires e El Calafate (na américa do sul)
      Otawwa, Niaguara, Calgary, Banff, Toronto,Gateau, Montreal, Vancouver no Canadá.

      Pretendo contar mais sobre minhas viagens...
      Te vejo por aqui,
      um bjooo

      Excluir